Abertas candidaturas para projetos de voluntariado
IPDJ aceita, até 1 de novembro, projetos de sensibilização para a valorização do ambiente e resiliência das florestas.
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) já abriu as candidaturas para a promoção de projetos de voluntariado no âmbito do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”. A iniciativa, que decorre até 1 de novembro, tem como objetivos aumentar a sensibilização para a valorização do ambiente, a resiliência da floresta e a proteção contra catástrofes, e incrementar o conhecimento geral sobre a natureza e as florestas.
As candidaturas devem ser submetidas na Plataforma de Programas do IPDJ até 20 dias antes da data de início dos projetos. Podem candidatar-se entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas; associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ); entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais; Câmaras Municipais; Juntas de Freguesia; e outras entidades com objetivos abrangidos pela área de intervenção do programa.
Para os projetos aprovados, as entidades que são organizações privadas sem fins lucrativos recebem uma subvenção que inclui um valor para a gestão do projeto e um valor para o ressarcimento diário dos jovens participantes (12 euros por dia). As outras entidades não recebem subvenção, mas o IPDJ paga o valor diário de ressarcimento dos voluntários.