“Floresta é Sustentabilidade”: já se candidatou?
O prémio, que distingue as melhores práticas florestais, recebe candidaturas até 30 de novembro, em quatro categorias.
As candidaturas ao Prémio Floresta é Sustentabilidade, uma iniciativa da Biond, associação nacional da indústria papeleira, em parceria com o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã, e com o apoio da PwC, estão a decorrer até 30 de novembro.
Esta distinção bienal, que vai na sua quarta edição, tem o objetivo de galardoar projetos e trabalhos que contribuam para a sustentabilidade e o desenvolvimento da fileira florestal em Portugal, em quatro categorias: Economia e Sociedade, Inovação, Escola e Jornalismo.
A categoria “Economia e Sociedade” está abertaa projetos e negócios sustentáveis lançados por associações de produtores, empresas florestais, empresas não florestais, prestadores de serviços ou outras entidades. Pretende distinguir também projetos de educação ambiental e florestal, provenientes de ONG, autarquias ou outras entidades, incluindo pessoas individuais, que tenham projetos de proteção da floresta.
Sob a égide da “Inovação” são premiados projetos inovadores provenientes da academia (autores de trabalhos académicos, investigadores ou grupos de investigação de universidades, institutos politécnicos, centros de investigação e tecnológicos e outros) ou outras entidades, incluindo startups, relacionadas com a área.
Ao nível da “Escola”, o prémio distingue projetos em vídeo realizados por alunos que frequentem o nono, décimo, 11º e 12º anos, coordenados por docentes, sob o tema “O Valor da Floresta em 3 minutos”.
Na categoria de “Jornalismo”, o objetivo é distinguir os trabalhos que contribuam para a divulgação de projetos, investigação, ou iniciativas relacionadas com a temática florestal associada às bioindústrias representadas pela Biond, que permitam aprofundar o debate sobre a fileira florestal e a sua importância para a economia nacional.