Fundo ambiental vai apoiar gestão florestal
Ferramenta financeira do Governo irá contar este ano com o maior orçamento de sempre: 570 milhões de euros.
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que o Fundo Ambiental vai contar, em 2021, com o maior orçamento de sempre: cerca de 570 milhões de euros, segundo as receitas estimadas de 2020.
A verba apurada terá como maior foco o apoio a projetos de transição energética, mas permitirá também incluir “o apoio a medidas na área das florestas e da gestão florestal, criando sinergias com iniciativas na área da biodiversidade e da ação climática”, conforme assegurou Matos Fernandes.
Refira-se que o Fundo Ambiental irá integrar este ano o Fundo para a Eficiência Energética, Fundo Florestal Permanente, Fundo para a Sustentabilidade Sistémica do Setor Energético e Fundo de Apoio à Inovação, com um aumento de receitas de 150 a 200 milhões de euros.
Desde 4 de fevereiro, o site do Fundo Ambiental disponibiliza uma ferramenta interativa que permite aos utilizadores consultar informação sobre as receitas obtidas e a sua aplicação. Entre 2017 e 2020, foram aplicados cerca de 1 340 milhões de euros em apoios e avisos dentro das suas atribuições.