Inteligência Artificial e catástrofes naturais
Portugal participa na investigação que está a desenvolver um sistema holográfico para melhorar a resposta a incêndios e inundações.
Portugal é um dos cinco países europeus envolvidos no projeto OVERWATCH, que está a desenvolver um sistema holográfico com base em inteligência artificial para melhorar a resposta em situações de catástrofe natural.
O nosso país será o palco de uma demonstração em que irá ser simulado um incêndio florestal e a respetiva resposta das equipas de combate auxiliadas pelo OVERWATCH.
O projeto é coordenado pela empresa italiana ITHACA e tem dez parceiros de cinco países: Alemanha, Itália, Polónia, Dinamarca e Portugal, que participa através do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar (CINAMIL).
O objetivo é, nos próximos três anos, desenvolver um sistema para apoio aos operacionais dos meios de combate a incêndios e inundações. Através de algoritmos de aprendizagem automática, será possível a inteligência artificial analisar e consolidar dados recebidos através da observação da Terra por veículos aéreos não tripulados, identificando zonas alvo de catástrofes naturais, e fornecendo informação relevante e detalhada aos decisores no terreno.