Notícias

Metade da rede de gestão de combustível até 2025

A rede primária de faixas de gestão de combustível, no âmbito da Defesa da Floresta contra Incêndios, vai crescer 37.500 hectares.

Metade do território previsto de instalação e beneficiação da rede primária de faixas de gestão de combustível, no âmbito do combate aos fogos rurais, estará concluída em 2025, afirmou o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Na comissão parlamentar de Agricultura e Pescas, o governante explicou que a área que está contratualizada é “de 37.500 hectares, perfazendo um total de 50% do território previsto”. A instalação e beneficiação da rede primária de faixas de gestão de combustível (RPFGC) tem um investimento global de 120 milhões de euros para um total de 125 mil hectares, dos quais já foram intervencionados 25.260 hectares. As faixas de gestão de combustível fazem parte da prevenção estrutural de Defesa da Floresta contra Incêndios (DFCI). Através da compartimentação da paisagem com faixas de terreno limpo e transitável, servem para diminuir a superfície percorrida e a intensidade dos incêndios, permitindo o acesso de meios terrestres e um combate aos incêndios mais eficaz. No âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas é responsável por assegurar a execução desta rede primária que faz parte integrante das Redes Regionais de DFCI. Pode consultar a RPFGC em https://geocatalogo.icnf.pt/catalogo_tema5.html, através da funcionalidade “Procurar”