Notícias

Temperaturas aumentam 4 a 5 graus em Portugal

Centro de Estudos do Ambiente e do Mar antevê três meses por ano com temperaturas máximas diárias acima dos 40º C nas próximas décadas.

mostrador de temperatura do ar

Um trabalho académico do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro concluiu que “as temperaturas da Península Ibérica vão aumentar de forma ‘muito preocupante’ durante este século e, em Portugal, há mesmo regiões que poderão registar aumentos de 4 a 5 graus centígrados nas máximas diárias”.

O estudo, que analisou e projetou as temperaturas de superfície na Península Ibérica para dois períodos futuros, o primeiro de 2046 a 2065 e o outro de 2081 a 2100, antevê que, dentro de algumas décadas, “poderemos ter três meses por ano com temperaturas máximas diárias acima de 40, se bem que esta tendência é mais predominante no centro-sul de Espanha e não tanto para Portugal”.

No entanto, o aumento de temperatura será generalizado na Península Ibérica, em todas as estações do ano, zonas geográficas e tipo de temperaturas”, sejam elas médias, máximas e mínimas, garantem os cientistas. O que trará “de certeza consequências significativas para a saúde humana, mas principalmente para o meio ambiente e em áreas como a agricultura, os fogos florestais, a desertificação ou a seca”.