Voluntariado mobiliza jovens para a floresta
Programa do IPDJ tem por missão sensibilizar as populações, prevenir os riscos de incêndios e recuperar territórios afetados.
O programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, organizado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), tem por missão sensibilizar as populações para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, prevenir o risco de incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, bem como monitorizar e recuperar territórios afetados.
Lançado em 2005 e reformulado nos últimos anos, este programa decorre entre os meses de abril e novembro, mobilizando centenas de jovens de todo o país, entre os 18 e os 30 anos, para as causas da natureza e das florestas. Entre as tarefas incumbidas aos participantes constam a monitorização de espécies animais e vegetais em risco; a limpeza e manutenção de parques de lazer, caminhos florestais e acessos a pontos de água; a vigilância de áreas florestais; e ainda ações de reflorestação, entre outras atividades.
O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas tem como parceiros o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e a ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil), contando com a adesão de Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e associações nacionais e locais.